Hoje em dia é muito difícil encontrar obras novas no centro das grandes cidades e nas zonas mais privilegiadas das áreas metropolitanas de Porto e Lisboa. É raro encontrar espaços livres para construção: mesmo quando há obras novas, geralmente resultam da demolição de outros edifícios. Por isso, a reabilitação de edifícios e a remodelação de apartamentos em prédios antigos ganha outra importância. Quanto mais avançadas forem técnicas de remodelação de casas, maior habitabilidade terão as grandes cidades. E, como se vê por esta remodelação geral de apartamento na Parede, é perfeitamente possível tornar casas antigas em apartamentos modernos.
A remodelação geral começou como habitualmente – a destruir grande parte do que já existia. A banheira foi retirada, as loiças sanitárias, os azulejos da casa de banho e da cozinha, os móveis da casa de banho e as caixilharias antigas em madeira.
Depois, pusemos mãos à obra com a remodelação de casa de banho. Ao contrário do que tem sido habitual nas nossas últimas remodelações, a banheira não foi substituída por base de duche. Tratando-se de uma casa de banho única, o nosso cliente preferiu manter a banheira, optando por um resguardo fixo em vidro transparentes. Para as paredes escolheu um azulejo quadrado branco, verdadeiramente intemporal, e para o chão pavimento negro. As loiças são igualmente de modelos clássicos.
Os móveis de cozinha foram feitos à medida para se ajustarem às dimensões da cozinha do apartamento. Tal como na cozinha, imperaram os tons brancos: os móveis são em termolaminado branco de alto brilho. O pavimento da zona de convívio foi levantado e substituído por pavimento flutuante de madeira clara, o que dá à cozinha uma sensação de leveza e de frescura.
Nos quartos, além da alteração de pavimento, houve ainda oportunidade para remodelar os roupeiros e as portas de correr. Finalmente, outra parte essencial desta remodelação de apartamento foi a substituição das caixilharias anteriores por outras novas em PVC, que garantem um melhor isolamento térmico e acústico. Por vezes, são estes pormenores que nos fazem sentir num apartamento realmente… novo.