As infiltrações em telhados deverão ser impermeabilizadas o mais rapidamente possível pois a água é o pior inimigo das construções.
Quando as infiltrações em telhados são detetadas precocemente sem que tenham ocorrido mais danos, os custos de reparação são, obviamente, muito inferiores.
As infiltrações em telhados ocorrem principalmente em pontos singulares na cobertura tais como chaminés, claraboias, guarda fogos, caleiras, ligação a tubos de queda, rufos e juntas de dilatação pelo que as infiltrações nestes pontos têm de ser bem precavidas com a subida da impermeabilização até uma cota mais alta do que a água poderá mecanicamente atingir.
Os novos telhados normalmente têm uma subtelha que, como o nome indica, situa-se por baixo da telha cerâmica. Este elemento funciona como uma impermeabilização dupla para precaver infiltrações em telhados.
As telhas a usar poderão ser hidrófugas e poderão ter uma fixação mecânica com grampos, poderão ser fixas com silicone que permite deslocações da cerâmica (que sempre existem face às diferenças de temperatura) ou uma argamassa fraca rica em cal e sem cimento (argamassas de cimento não são flexíveis e as telhas partiriam.
Caso tenha infiltrações em telhados não perca mais tempo!