A pintura de fachadas é um trabalho muito importante porque, para além das óbvias razões estéticas, é fundamental para a proteção dos edifícios das agressões das chuvas, ventos e radiação solar.
Quando realizar a pintura de fachadas tenha em conta a qualidade das tintas. Há muitos trabalhos ou materiais em que é possível poupar nos custos mas, as tintas não são uma delas. A qualidade das tintas nunca deve ser desprezada.
As tintas de melhor qualidade duram mais tempo. Isto faz com que a médio-longo prazo sejam uma solução mais económica. Também possibilitam melhor impermeabilização e maior resistência aos raios solares pelo que preservam o tom original durante mais tempo.
Outro aspeto a ter em conta na pintura de fechadas é o tipo de tinta que é usado. Em geral existem dois grandes tipos de tinta: as acrílicas e as de membrana.
Os edifícios que estão pintados com tinta acrílica, podem ser novamente pintados com uma tinta do mesmo tipo. Caso as fachadas apresentem uma fissuração elevada, pode-se optar por mudar para uma solução com tinta de membrana.
Um edifício que já tenha as fachadas pintadas com tinta de membrana terá de ser novamente pintado com o mesmo tipo de tinta.
As tintas membranas atuais são impermeáveis à agua mas, permeáveis ao vapor de água para que não se criem “bossas”.
Quando o edifício apresentar fissuração, as fissuras devem ser tratadas. Este tratamento consiste em abrir as fissuras, retirar todas as partes soltas e seguidamente preenchê-las com uma argamassa o mais parecida possível com o reboco existente ou, pelo menos, com uma argamassa mais pobre (isto é com menos cimento e mais cal) de forma a que, a argamassa do tratamento não retraia e fissure novamente.
Durante a pintura das fachadas, não deverá ser descurada a aplicação do primário pois, este produto permite separar a nova tinta do suporte existente e dessa forma obter uma melhor impermeabilização e poupança na quantidade de tinta a ser usada.
Ao executar uma pintar de fachadas deverá ser aproveitada a oportunidade para que os estores sejam lavados peloexterior, para substituir os mastiques (silicones) das janelas, impermeabilizar as cantarias (pedras de ombrais e peitoris) e pintar ou aplicar estendais.
Outro tema a ter em conta na pintura de fachadas é sobe o acesso às fachadas. Poderá ser aplicado um andaime, um bailéu ou então pintar em rappel.
Os andaimes permitem um melhor acesso pelo que normalmente a qualidade final é superior. Uma pintura de fachadas com recurso a andaimes permite que a execução dos trabalhos seja facilmente fiscalizada.
A opção de bailéu e rappel obrigam a que seja executada uma boa ancoragem no topo do edifício. Outra dificuldade destas soluções é que não permite que os trabalhadores se desloquem na horizontal. Outra (e mais importante) é que nesta solução os trabalhos são muito difíceis de fiscalizar.
Pode saber mais aqui sobre remodelações de exteriores.