As remodelações de casas de banho envolvem diversas especialidades tais como construção civil, canalização, eletricidade, impermeabilizações, ventilação e instalação de equipamentos.
Nas remodelações de casas de banho é necessário pensar na divisão como um todo, isto é, as loiças, acessórios, revestimentos e arrumação devem estar integrados de uma forma funcional e esteticamente agradável.
Caso pretenda alterar os azulejos, deverá ponderar em alterar também a canalização existente (caso esta tenha mais de 15 anos) para precaver de ter de o fazer após ter investido na alteração de azulejos. Trocar a canalização é um custo pequeno quando comparado com toda a remodelação da casa de banho.
Existe uma grande variedade de loiças que pode ser consultada na internet ou através da visita a uma grande superfície de venda de materiais de construção civil.
Na aplicação e distribuição das loiças, deverá ter em conta que a sanita deve distar menos de 1,10m do tubo de queda e que as restantes loiças não devem distar mais de 3m do sifão e este 3m do tubo de queda. O sifão deve ficar escondido atrás da porta ou num canto.
O lavatório poderá ser pré-fabricado ou executado em obra. Peça-nos algumas soluções para ver qual prefere! O espelho também poderá ficar embutido na parede e desta forma está desde logo a poupar na quantidade e aplicação de azulejo.
Nas remodelações de casas de banho, considere a aplicação de duche com uma divisória simples e moderna. Se preferir banheira, esta deve ser aplicada deixando as válvulas acessíveis (a abertura para as válvulas pode ser coberta com uma grelha de ventilação.
Também poderá colocar um toalheiro aquecido.
Quando executar remodelações de casas de banho pense em colocar ventilação forçada nas mesmas (mais conhecida por ventax). Este tipo de ventilação para além de ajudar a eliminar maus odores previne do aparecimento de bolores e fungos uma vez que a casa de banho secará muito mais rapidamente.
As tintas a usar deverão ser de esmalte acrílico aquoso e preparadas para uso em zonas húmidas.
A aplicação de tetos-falso é muito usada em remodelações de casas de banho uma vez que estas divisões costumam ser mais pequenas e o espaço fica mais harmonioso que o teto seja um pouco mais baixo. Em caso de aplicação de teto-falso este deve ser executado com placas de gesso cartonado (pladur) hidrófugas. Estas placas custam apenas mais 1€/m2, têm um tom esverdeado (antes de pintadas) e são as indicadas para espaços húmidos.
O remate do azulejo ao teto-falso pode ser com sanca à volta do teto-falso ou o azulejo pode subir ligeiramente acima do gesso cartonado.
Existe uma grande variedade de azulejos, com todas as cores e gostos. Existem inclusive a imitar diferentes pedras e madeiras.
Os azulejos podem ser antiderrapantes (para aplicar à volta de cozinhas, algumas casas de banho, degraus) e retificados.
Azulejos retificados são muito usados nas remodelações de casa de banho pois ao não terem a aresta redonda e ao se usar betume da cor do azulejo, dá a sensação de um painel contínuo em azulejo. Chamamos à atenção que apesar de não ter aresta, os azulejos têm de ficar separados pelo menos 2mm para não descolarem da parede nas oscilações naturais do edifício.
Quando trocar os azulejos nas remodelações de casas de banho deverá guardar 1m2 de azulejo para o caso de algum se partir pois, mais tarde será muito difícil encontrar um azulejo igual e ainda mais do mesmo calibre.
Como alternativa mais económica a retirar os azulejos existentes, é possível pintar os azulejos com tinta própria para este efeito ou aplicar os novos azulejos diretamente sobre os existentes. Se nas remodelações de casas de banho decidir colocar azulejo sobre o existente tenha em consideração que a base (o azulejo existente) deve estar completamente complanar.
Alternativamente à aplicação de azulejo poderá usar microcimento. Esta solução é mais cara mas é cada vez mais utilizada nas remodelações de casas de banho.
Pode saber mais aqui sobre remodelações de casas de banho para pessoas com mobilidade reduzida.