Ar condicionado

Uma das questões mais importantes quando construímos ou remodelamos uma casa é a sua climatização. Os primeiros passos são dados ainda na fase de construção, com a aplicação de isolantes e uma escolha de materiais cuidadosa que se ajuste ao clima da região. Mas, infelizmente, isto não é suficiente em muitas cidades da Península Ibérica. As soluções passam então por instalar sistemas de aquecimento central ou ar condicionado.

 

PEDIR ORÇAMENTO PARA AR CONDICIONADO:

 

Os orçamentos são gratuitos.

 

Após pedir orçamento será contactado no decorrer dos dois dias seguintes.

 

A nossa equipa técnica analisará a sua obra e poderá ajudá-lo na escolha das melhores soluções tendo em conta a relação preço/benefício.

 

Faça o seu pedido de orçamento.

Garantimos profissionalismo, qualidade e cumprimento de prazos.

Simulação de Custos

Não precisa esperar para ter uma ideia do custo da sua remodelação. Faça aqui uma simulação!

Saiba Mais
Tabela de Preços

Os nossos orçamentos são rigorosos. Trabalhamos com preços justos e tabelados. Confira aqui!

Saiba Mais
Pedir Crédito

A pensar em si criámos uma parceria com a CETELEM. Simule aqui um pedido de crédito!

Saiba Mais

As vantagens do ar condicionado

A maior vantagem do ar condicionado é, sem dúvida, manter a sua casa à temperatura desejada quer durante o inverno, quer durante o verão. Os outros sistemas de climatização funcionam em regime de exclusividade, isto é, ou para aquecimento (recuperadores de calor, aquecimento central, aquecedores elétricos, aquecedores a gás) ou para arrefecimento (ventoinhas, colunas de ar).

A esta vantagem evidente juntam-se outras de que nem sempre nos apercebemos. Os aparelhos com a tecnologia mais avançada do mercado são capazes de regular não só a temperatura, mas também a humidade do ar. Além disso possuem filtros de ar que, quando usados em espaços fechados, “limpam” o ar em circulação nesses compartimentos.

Muitas pessoas pensam que o ar condicionado contribui para a deterioração do ar que respiramos, o que não é verdade. Se usado moderadamente e sujeito a limpezas esporádicas, o ar condicionado ajuda a conservar a qualidade do ar. Isto é especialmente notório em edifícios cuja falta de ventilação propicia o aparecimento de fungos e bactérias.

Lembre-se que manter a temperatura estável e estabilizar as trocas de calor são condições essenciais para controlar o nosso metabolismo. Consequentemente, ao assegurar estes dois fatores, não só nos sentimos mais confortáveis, como também nos concentramos melhor e apresentamos maiores níveis de produtividade.

 

Ar condicionado sala de estar

Ar condicionado.

Instalação de ar condicionado

Ar condicionado.

Ar condicionado em sala de estar

Ar condicionado embutido em pladur.

O ar condicionado tem desvantagens?

Embora o ar condicionado ofereça bastantes vantagens aos proprietários, não é um sistema perfeito. Para que possa fazer uma escolha informada, a VINTAGE OBRAS diz-lhe quais as principais desvantagens do ar condicionado.

Como dissemos acima, o ar condicionado deve ser usado de forma moderada. A sua sobreutilização causa demasiada circulação artificial do ar, o que pode ser prejudicial para os inquilinos, nomeadamente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios, como os asmáticos.

Além disso, para que o ar condicionado não polua o ar com partículas de pó ou ácaros, é necessário fazer uma manutenção cuidada e regular. O interior do equipamento deve ser limpo por profissionais e os filtros devem ser trocados e desinfetados. Algumas peças podem também desgastar-se com o tempo e com o uso, pelo que deve preparar-se a médio/longo prazo para esta realidade.

Por último, muitos citam o custo do ar condicionado, que funciona a energia elétrica. E se é verdade que o custo da energia em Portugal é dos mais elevados em toda a União Europeia, não podemos esquecer que os custos dos combustíveis (como o gasóleo, frequentemente utilizado em sistemas de aquecimento central) são igualmente elevados. Aliás, devido à escassez deste tipo de recursos, muitos fabricantes de sistemas de climatização estão a estudar formas de usar a energia solar para este fim. Alguns ar condicionados, por exemplo, já usam a energia solar como uma fonte de rendimento. Aconselhamos, portanto, a que tente estimar o número de horas em que o ar condicionado terá que estar ligado para perceber qual será a melhor opção custo/benefício para si.

 

Ar condicionado em quarto

Ar condicionado.

Ar condicionado teto

Ar condicionado embutido em pladur.

Ar condicionado sala

Ar condicionado.

Que ar condicionado escolher?

Há vários fatores que deve considerar para escolher o equipamento de ar condicionado mais adequado.

Considere, em primeiro lugar, o número de divisões em que quer instalar o sistema de ar condicionado. Se desejar instalá-lo em mais do que uma, opte por um sistema “multi split”, que permite ligar várias unidades interiores a uma única unidade exterior.

Depois, deve ter em conta a dimensão do espaço, a infiltração solar e a exposição à luz a que está sujeito. A partir destes dados, poderá determinar a capacidade que o seu equipamento deverá ter: até 18 m2 bastam 9000 btu, enquanto para 26 m2 são precisos 18.000 btu.

Quanto maior a capacidade desejada, mais deve privilegiar ar condicionados com uma alta eficiência energética (indicada com a letra A em fundo verde). Pode também escolher um ar condicionado com tecnologia Inverter, que funciona apenas com a energia necessária para manter a temperatura desejada. Este tipo de tecnologia permite poupanças no consumo de energia e é extremamente eficiente.

Por último, planeia a localização tanto da unidade exterior como da unidade interior, para que não cause correntes de ar ou ruídos em excesso. É importante que a parte exterior do aparelho seja fácil de aceder para manutenção e a interior deve ser otimizada para climatizar a maior área possível.