Madeira OSB

O que é a madeira OSB

A madeira OSB (painéis de partículas orientadas) é um painel que consiste de partículas ou flocos de madeira colados com uma resina especial. As partículas de madeira unidas formam uma placa bem resistente que pode ser usada para vários propósitos dentro de uma habitação.

A madeira usada na manufatura do OSB vem de árvores de crescimento rápido, tal como o choupo e o álamo. Este material é cortado às tiras, secado e depois unido para criar uma placa de madeira durável e eficiente. Embora o OSB seja composto por partículas grandes de madeira, a sua superfície é relativamente suave devido ao processo de lixamento por que passa.

Os painéis OSB são frequentemente preferíveis a outros materiais, uma vez que ser feitos a partir de árvores pequenas e de rápido crescimento, muitas das quais originárias de exploraçoes agrícolas e não de florestas.

A VINTAGE OBRAS tem orgulho em utilizar este material porque não só poupa à natureza algumas das suas florestas, como também ajuda o seu cliente a poupar sem que haja redução de qualidade.

 

PEDIR ORÇAMENTO PARA MADEIRA OSB:

 

Os orçamentos são gratuitos.

 

Após pedir orçamento será contactado no decorrer dos dois dias seguintes.

 

A nossa equipa técnica analisará a sua obra e poderá ajudá-lo na escolha das melhores soluções tendo em conta a relação preço/benefício.

 

Faça o seu pedido de orçamento.

Garantimos profissionalismo, qualidade e cumprimento de prazos.

Simulação de Custos

Não precisa esperar para ter uma ideia do custo da sua remodelação. Faça aqui uma simulação!

Saiba Mais
Tabela de Preços

Os nossos orçamentos são rigorosos. Trabalhamos com preços justos e tabelados. Confira aqui!

Saiba Mais
Pedir Crédito

A pensar em si criámos uma parceria com a CETELEM. Simule aqui um pedido de crédito!

Saiba Mais

Aparência

O OSB é facilmente identificável pelas suas longas e relativamente grandes tiras de madeira. A orientação das tiras à superfície é o que confere a esta madeira a sua principal qualidade – a performance mecânica. De facto, é esta geometria das tiras e a orientação dentro do painel que permite que esta madeira seja utilizada em várias áreas na residência.

O OSB varia em cor, desde uma cor clara (semelhante à da palha) até a um castanho médio (parecido à madeira de cedro), dependendo da espécie de árvore que é usada, o sistema de resina adotado e as condições de prensagem.

 

Usos da madeira OSB

Devido às suas elevadas propriedades mecânicas e à orientação das tiras dentro dos painéis, o OSB é particularmente adequado para revestimentos de telhado, parede e soalho. O OSB é um produto de qualidade derivado da engenharia de precisão que pode satisfazer as mesmas necessidades e condições de cargas que o contraplacado. Por vezes um painel de OSB mais fino pode ser utilizado de forma a reduzir custos.

Para climas temperados, a madeira OSB é particularmente útil porque não é alvo dos insetos destruidores de madeira.

Veja abaixo alguns dos usos que podemos dar aos painéis OSB.

 

Decoração com madeira OSB

Solução com aplicação de madeira OSB em diversos elementos.

Madeira OSB

Madeira OSB a revestir pavimento e paredes.

Madeira OSB paredes

Madeira OSB a revestir paredes.

Soalhos

Um dos melhores usos para o OSB é para pavimento. Muitas casas utilizam o soalho no pavimento porque é durável e resistentes. Outras preferem o pavimento de madeira maciça, e, embora esta seja uma opção visualmente bastante aprazível, a verdade é que encarece muito o projeto e não é uma atitude sustentável. Uma alternativa mais rentável ao soalho e à madeira maciça é, portanto, o OSB. E,na verdade, é capaz de produzir um efeito decorativo que pode ser comparado ao dos pavimentos de madeira maciça.

 

Paredes

Existem muitos tipos de materiais que podem ser usados nas paredes. Pode-se usar cimento, contraplacado, madeira maciça, gesso ou OSB. A resistência e a força da madeira OSB podem não ser comparáveis com as do cimento e da madeira maciça, mas o OSB compensa devido ao seu preço económico. Além disso, estes painéis também acrescentam um aspeto mais natural a qualquer espaço em que esteja presente.

 

Quarto com parede de madeira OSB

Madeira OSB a revestir algumas paredes e armário.

Madeira OSB espaço para refeições

Madeira OSB a revestir pavimento e paredes.

Casa com madeira OSB

Madeira OSB a revestir teto e paredes.

Revestimento do telhado

Os telhados podem ser revestidos com muitos tipos diferentes de materiais, tal como a chapa ondulada, a chapa metálica ou a madeira de cedro. A principal desvantagem com a utilização do OSB para revestimento do telhado é a sua vulnerabilidade ao tempo. Quando exposto a demasiada humidade, ele é capaz de a absorver e, consequentemente, inchar. No entanto, também existem painéis OSB para uso externos. Esta madeira é tratada com material impermeabilizante que permite que seja usada em localizações expostas às condições atmosféricas.

 

Usos gerais

A constituição dos painéis de partículas orientadas permite que estes sejam usados da mesma forma que a madeira contraplacada. Dessa forma, também pode ser usada para criar peças de mobiliário, como mesas, estantes e armários. O contraplacado, por sua vez, é capaz de produzir peças pouco atraentes – a não ser que sejam lacadas ou pintadas. Peças de mobiliário feitas com OSB não necessitam de pintura ou lacagem porque o design da madeira é, por si só, estético.

 

Parede de madeira OSB

Madeira OSB a revestir parede ao longo da escada.

Madeira Osb quarto

Madeira OSB a revestir paredes.

OSB

Madeira OSB a revestir paredes.

Madeira OSB versus Contraplacado

As caraterísticas estruturais do OSB e do contraplacado são equivalentes. Ambos têm o mesmo nível de vulnerabilidade às condições atmosféricas, têm a mesma resistência aos pregos e são instalados com os mesmos métodos de construção. No entanto, há algumas diferenças que as equipas profissionais como as da VINTAGE OBRAS têm em atenção: o baixo custo e o facto de as madeiras serem provenientes de produções agrícolas em que as árvores são plantadas para este propósito. Assim, juntamos o melhor dos dois mundos: uma atitude responsável e preço competitivo.