Recuperação de coberturas

As infiltrações de água são um problema que causa grandes prejuízos e que só tende a piorar. Se detetou um problema no telhado de sua casa, a VINTAGE OBRAS é a empresa indicada para a recuperação de coberturas.

 

Quando devo fazer a recuperação de coberturas?

Idealmente, a remodelação deve ser feita assim que detetar um problema. No entanto, isto nem sempre é possível – nesses casos, procuramos uma solução temporária que proteja o interior da moradia enquanto a época de chuvas não passar. Há várias tintas impermeáveis e isolantes que se podem aplicar por cima dos azulejos, embora não sejam incolores e deixem sempre marcas.

A recuperação integral deve ser feita numa altura sem chuvas, neve ou geada, como a Primavera ou o Verão.

 

PEDIR ORÇAMENTO PARA RECUPERAÇÃO DE COBERTURAS:

 

Os orçamentos são gratuitos.

 

Após pedir orçamento será contactado no decorrer dos dois dias seguintes.

 

A nossa equipa técnica analisará a sua obra e poderá ajudá-lo na escolha das melhores soluções tendo em conta a relação preço/benefício.

 

Faça o seu pedido de orçamento.

Garantimos profissionalismo, qualidade e cumprimento de prazos.

Simulação de Custos

Não precisa esperar para ter uma ideia do custo da sua remodelação. Faça aqui uma simulação!

Saiba Mais
Tabela de Preços

Os nossos orçamentos são rigorosos. Trabalhamos com preços justos e tabelados. Confira aqui!

Saiba Mais
Pedir Crédito

A pensar em si criámos uma parceria com a CETELEM. Simule aqui um pedido de crédito!

Saiba Mais

Recuperação de Telhados

Quando falamos em recuperação de coberturas, é impossível não falar na recuperação de telhados. E aqui temos dois tipos de trabalhos diferentes: a substituição das telhas e a recuperação da estrutura (vigas).

 

Substituição de Telhas

No caso de se tratar apenas da substituição das telhas, o nosso trabalho é menos moroso. Primeiro levantamos a telha atual; depois, aplicamos uma camada impermeabilizante. É preciso especial atenção às chaminés, juntas de dilatação, guarda-fogos, rufos e outros remates. Em alguns casos, pode justificar-se aplicar uma subtelha que funcione como uma segunda camada impermeável. Estando a impermeabilização do telhado assegurada, falta apenas fazer a substituição da cobertura. Se desejar, também podemos aproveitar para aplicar outras produtos isolantes (por exemplo, isolantes térmicos).

Hoje em dia, estão disponíveis no mercado vários tipos de telhas. A telha mais indicada para a sua casa depende da inclinação do seu telhado, da cor que pretende e da resistência necessária. Contudo, independentemente do modelo que escolher, a colocação mecânica é sempre preferível. Ao usar os materiais mecânicos apropriados, evitamos que fissurem ou partam durante a obra.

A telha tradicional é a de barro/cerâmica, que por sua vez existe em vários formatos. A telha portuguesa (30-60% de inclinação), a telha colonial (25-40%), a telha romana (26-60%) e a telha plan (27-40%) são mais arredondadas; a telha francesa (36-80%) é mais retangular. A telha germânica não é muito usada em Portugal e destina-se a telhados muito inclinados (mínimo 45%). O acabamento pode ser diferente em termos de cor (tijolo/preto) e em brilho (esmaltada/não esmaltada).

As telhas de vidro usam-se em situações em que é preciso aumentar a luminosidade dos andares superiores (por exemplo, em sótãos). No entanto, partem com mais facilidade com as tempestades e o vento.

 

Recuperação de cobertura painel sandwich

Substituição da cobertura existente por painel sandwich.

Recuperação de cobertura casa antiga

Recuperação de cobertura de casa antiga.

Recuperação de cobertura telhas

Recuperação de telhado.

Reforma Estrutural

No entanto, a substituição das telhas e da impermeabilização do telhado nem sempre é suficiente para recuperar a cobertura. Na remodelação de casas antigas, é frequente encontrar estruturas deterioradas e com madeira a apodrecer (nas casas mais modernas, com estruturas metálicas, isto já não acontece). Para sua segurança, as vigas degradadas devem ser substituídas.

No caso de pretender manter uma estrutura em madeira semelhante à original, é necessária a intervenção dos nossos técnicos de carpintaria. O preço varia com o tipo de madeira que mais resiste às variações de temperatura é a que oferece melhor custo/benefício. Os telhados com estrutura em metal (por exemplo, em aço leve fabricada à medida) podem ficar mais caros, mas oferecem mais garantias de durabilidade.

 

Recuperação de cobertura

Recuperação de telhado com impermeabilização.

Recuperação de coberturas

Recuperação de cobertura de edifício.

Recuperação de coberturas troca de telhas

Recuperação de telhado.

Terraços Usados como Coberturas e Açoteias

Em alguns edifícios, os terraços são usados como cobertura. Por vezes isto só acontece em parte da estrutura; outras, como no caso das açoteias, funcionam efetivamente como telhado.

O processo de recuperação e de impermeabilização nestes casos é ligeiramente diferente. A melhor solução é sempre levantar o pavimento existente e impermeabilizar o terraço de novo. Depois de levantar o pavimento, executamos betonilha de regularização com pendentes e as “meias canas”. A membrana impermeabilizante (recomendamos tela-asfáltica ou tela líquida) deve cobrir toda a superfície e os pontos singulares (cantarias, tubos de queda).

Nesta altura, deve ser feito um “teste à carga” da impermeabilização. Ou seja, encher o terraço de água durante 24 horas e verificar que não houve infiltração em nenhum ponto da casa. Estando a impermeabilização garantida, executamos a betonilha de proteção e aplicação de um novo revestimento à sua escolha.

 

Claraboias

As claraboias que vemos atualmente nos prédios são construções simples cujo único objetivo é deixar passar a luz para os patamares superiores. O importante é escolher uma boa caixilharia e vidros que não deixem passar correntes de ar frio no Inverno, mas que ao mesmo tempo permitam uma certa ventilação.

No entanto, em edifícios mais antigos, é comum verem-se claraboias trabalhadas e com imenso charme. A restauração de claraboias exige a recuperação da estrutura principal e da estrutura do caixilho, rufos da estrutura e substituição do revestimento exterior.