Desta vez, a Vintage Obras rumou a São Domingos de Rana para mais uma remodelação de cozinha. Apesar do apartamento ter uma cozinha não muito antiga, o nosso cliente desejava modernizar a casa e torná-la mais minimalista. A cozinha anterior era em madeira, com alguns armários de portas envidraçadas, e puxadores metalizados. Alguns eletrodomésticos, tal como o frigorífico, não estavam encastrados dentro dos armários.
Para iniciar os nossos trabalhos, começámos por retirar os móveis e os eletrodomésticos que já existiam. Com a parede nua, preparámos todas as ligações elétricas necessárias para reajustar a posição de todos os aparelhos. Antes de fixar os novos móveis, removemos também o revestimento cerâmico anterior. O pavimento também foi levantado para colocar outro novo.
A cozinha escolhida – feita à medida para encaixar exatamente nas medidas não padronizadas da cozinha – foi realmente minimalista. Os armários em termolaminado branco mate seguiram linhas rectas e as portas escolhidas têm puxador em gola. Primeiro trouxemos os módulos que formariam a estrutura dos armários, muitos deles divididos em gavetas para optimizar o espaço para arrumação.
Quando a estrutura já estava montada e nivelada, assentámos o novo chão. Em tons de castanho, combina com a bancada castanha escolhida pelo nosso cliente. Só depois de ter o chão devidamente colocado é que pusemos, pouco a pouco, as dobradiças para as frentes, as gavetas dos armários, os eletrodomésticos novos para encastrar (forno, microondas, frigorífico) e o lava-loiças.
O tampo da cozinha foi montado no final, já com tudo devidamente no sítio. O nosso cliente escolheu uma pedra castanha resistente e que não risca com facilidade, já com as ranhuras do escorredor de loiça desenhadas. Depois, só faltava a torneira e, claro, o remate final na remodelação de cozinha: colocar o rodapé nos móveis.