O pavimento é uma das partes da nossa casa que mais se desgasta. Afinal de contas, fica marcado com os sapatos que usamos na rua e que trazem poeiras, com os saltos altos, ao arrastar móveis e ao fazer mudanças. E, mesmo que tenhamos todos os cuidados, há sempre um desgaste natural do material. Ou seja: com o tempo e com o uso, qualquer pavimento de madeira ganha rugosidades, desníveis e pode até chegar a descolorir.
Qual é a solução? Substituir o pavimento com frequência, além de muito dispendioso, não é factível. O que sim, é possível, é restaurar o chão. Um dos tratamentos disponíveis para o chão é o afagamento de chão e de madeiras. O afagamento de chão é uma solução para madeira maciça, soalhos, tacos e chão à antiga portuguesa, entre outros. Além disso, pode ser utilizado em qualquer área da casa: garante a durabilidade, a nobreza e a beleza das madeiras!
Portanto, quando o nosso cliente lançou à Vintage Obras o desafio de restaurar o chão desta casa antiga em Lisboa, propusemos um afagamento de pavimento. Em primeiro lugar, foi necessário esvaziar totalmente o pavimento dos compartimentos em que íamos intervir. Caso contrário, iriam ficar zonas por restaurar.
Para o afagamento, são necessárias máquinas próprias que “preenchem” o espaço entre as tábuas e eliminam os principais sinais de desgaste. Depois, ainda é possível envernizar com um esmalte à escolha do cliente (embora o transparente seja o que nos permitirá aproximar mais da madeira original).
No final, as fotos falam por si. O piso atual assenta na perfeição na arquitetura da casa e parece quase novo. A maioria das falhas desapareceram e a sala está mobilada e cheia de vida outra vez!