Ter um terraço em casa é sinónimo de ter espaço ao ar livre e uma zona de convívio. Contudo, facilmente se pode tornar um pesadelo quando a impermeabilização e o isolamento do terraço começam a falhar. Isto porque, quando os terraços deixam de ser impermeáveis, é muito fácil a água penetrar para dentro de casa e causa danos quase irreparáveis. E pior – muitas vezes, afetam os vizinhos também. Por isso, se o seu terraço não está bem isolado, previna-se!
Neste caso, a Vintage Obras foi chamada para impermeabilizar e isolar um terraço em Lisboa. Tratava-se de um terraço de uma moradia que já havia tido problemas antes. Parte do pavimento já tinha sido levantado e estava cimentado, mas ainda assim as poças de água acumulavam-se. A única solução foi mesmo colocar uma nova membrana impermeabilizante, o que nos obrigou a levantar o pavimento que existia e a assentar outro totalmente novo.
Começámos por levantar o pavimento que existia. Só aí conseguimos pôr uma nova camada impermeabilizante, a tarefa mais árdua de todo o processo. É preciso ter especial atenção aos pontos sensíveis do telhado por onde poderá entrar e sair água no futuro, nomeadamente as chaminés, as quedas de água e a clarabóia. Cada um destes pontos foi cuidadosamente examinado pelos nossos profissionais: toda a área tem que ficar coberta sem causar fissuras no impermeabilizante.
Finda esta fase, pusemos o nosso trabalho à prova. O terraço ficou “à carga” com uma quantidade considerável de água durante 24 horas – caso houvesse perdas de água, teríamos que recomeçar tudo de novo. Felizmente, a prova foi superada! O terraço ficou impermeabilizado com sucesso e prosseguimos para a parte final: assentar o novo pavimento. Para este pavimento usámos lajetas de betão, uma opção cada vez mais comum em passeios públicos e em parques infantis. Estas lajetas são fabricadas com poliestireno extrudido (conhecido como XPS) e betonilha reforçada. Têm propriedades térmicas notáveis e servem como isolante.