Construção e Materiais de Casas Low Cost
Longevidade, durabilidade e manutenção do material de construção: o uso de materiais de construção resistentes não só aumenta a durabilidade da casa como também reduz o custo de manutenção. Por sua vez, os custos de manutenção mais baixos também ajudam a poupar nas despesas recorrentes da casa. Efetivamente, os materiais usados na construção da moradia, por exemplo no isolamento, determinam os custos a longo termo decorrentes do habitual usufruto da casa.
Existe a ideia errada de que as moradias low cost são obras pouco exigentes e que são construídas com material barato e de baixa qualidade. A verdade é que a construção low cost é feita através da melhor gestão dos recursos necessários. A contenção de custos também é alcançada ao adiar os acabamentos para as fases finais do projecto ou ao implementá-los de forma faseada.
O uso de materiais alternativos low cost é o outro dos fatores que diminui o custo de construção. Ao contrário do que acontece com as moradias de luxo, não usamos materiais escassos que encarecem o custo total do projeto.
Os Custos das Casas Low Cost
A construção de casas low cost aumenta o acesso a moradias ou construções por parte de grupos de pessoas com menor poder económico. As moradias low cost podem ser alcançadas através de planeamento eficiente, materiais low cost, técnicas de construção económica e métodos de construção alternativos.
O custo de construção é alocado a dois componentes essenciais, os materiais usados e a mão-de-obra. Na mão-de-obra, é possível poupar apenas se houver um planeamento racional do projeto, de forma a que cada hora de trabalho seja produtiva.
O custo pode ser reduzido ainda nos materiais utilizados e no método de construção adotado. Mais especificamente, uma vivenda low cost pode ser alcançada ao reduzir os custos nas seguintes áreas: a área de rodapé, ao usar o conceito de paredes mais finas sem que se perda qualidade estrutural ou isolamento térmico; usar materiais disponíveis localmente de forma inovadora, como os blocos de solo cimento em vez de tijolo queimado; usar materiais energeticamente eficientes que consomem menos energia; planear todos os componentes de uma casa e racionalizar o processo de design de modo a reduzir o tamanho de cada componente na casa; ao planear todos os componentes de uma casa, evita-se criar desperdício de material devido a uma eventual demolição devido a erro humano; e finalmente, todos os componentes de uma casa podem ser submetidos a avaliação – se serão realmente necessários ou dispensáveis.
A Sua Casa Low Cost
A lista acima sugere algumas formas de redução do custo de construção e, por consequência, do custo final para o proprietário. Naturalmente, cada passo escolhido varia da natureza da construção, do orçamento disponível para a habitação, da disponibilidade dos materiais de construção, do bom planeamento e gestão do projeto, entre muitos outros fatores e variáveis.
Na VINTAGE OBRAS, discutimos todos os detalhes com proprietário para perceber as suas necessidades e as da sua família. Qualquer que seja a rota escolhida, o planeamento e os métodos de construção das nossas casas low cost serão sempre levados a cabo por uma equipa experiente no ramo. Garantimos uma excelente relação qualidade/preço sem nunca comprometer o resultado final.